Neste mês de Outubro li e reli alguns livros. Dos que li realço “ A Paixão de Colombo” de Margarida Pedrosa.
Numa pesquisa e numa ficção bem conseguida, a vida de um homem, que como acontece hoje tem de ir para outras terras para que o seu sonho seja aceite, mais propriamente para Espanha.
Salvador Fernandes Zarco, um fidalgo português, ou Cristóvão Colombo, um genovês, que importa, a verdade é que o herói do romance é o retrato do sonhador, daquele que vê mais longe e tal como aconteceu ao seu contemporâneo Fernão de Magalhães teria tido um final feliz, numa cidade chamada Sevilla.
E, ainda dois livros:
Com uma pesquisa histórica e numa descrição que nos prende Isabel Stilwell dá-nos a conhecer a vida da Rainha que mudou Portugal – Filipa de Lencastre.
Numa época tão conturbada politicamente, o início da primeira dinastia a entrada de uma personalidade sem o sangue quente latino e guerreiro na Corte de um país que se firmava é uma viagem na história.
E, numa sequência de contos Joanne Harris em “ Danças e contradanças” apresenta-nos boas histórias e descrições de personagens em que a Fé e a Esperança, duas utentes de um Lar para Idosos sobressaem, mostrando que não é a idade e as deficiências físicas matam a determinação das suas personalidades.
Reli Almeida Faria a sua trilogia iniciada pela Paixão, volta não volta Almeida Faria,
José Rodrigues Miguéis, Mia Couto e os sempre presentes Eugénio de Andrade e Alexandre O’Neill em cima da mesa.
Amieira do Tejo, 2 de Novembro de 07
Thursday, November 8, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment